Plantão
Curiosidade

Foto de eclipse lunar feita por brasileiro ganha destaque da Nasa

Publicado dia 31/07/2018 às 16h31min
Fotógrafo Carlos Fairbairn registrou eclipse da sexta-feira, 27, no Rio de Janeiro.

 

A Nasa destacou em seu site uma foto do eclipse lunar feita por um brasileiro, o fotógrafo Carlos Fairbairn. A imagem foi feita por Carlos na Praia de Botafogo, no Rio de janeiro, e mostra o eclipse lunar e Marte acima do Pão de Açúcar, um dos maiores cartões postais da cidade.

Ao G1, Carlos- que está acostumado a fazer registros do tipo- contou que planejou a foto uma semana antes com a ajuda de um aplicativo "Usei um app que ajuda a fazer esses alinhamentos, basicamente ajuda a gente a saber onde ficar para pegar dois objetos alinhados", explica.

Apesar do planejamento com antecedência, ele não precisou de muito tempo para fazer a foto. Com uma lente de 100mm de distância focal, ele se posicionou no local indicado pelo app: "A foto aconteceu uns 15 minutos depois de eu montar a câmera com o tripé".

 
Nasa destaca foto de eclipse lunar feita por fotógrafo brasileiro (Foto: Nasa)Nasa destaca foto de eclipse lunar feita por fotógrafo brasileiro (Foto: Nasa)

Nasa destaca foto de eclipse lunar feita por fotógrafo brasileiro (Foto: Nasa)

Em suas redes sociais, Carlos tem diversas imagens de céu, estrelas e fenômenos como o eclipse, mas não se considera um especialista no tema: "Penso que a especialização em qualquer área vem por alguma motivação. No meu caso vivo uma motivação constante com esse tipo de foto. Um dos aspectos que mais gosto é poder levar essas imagens e experiências que vivo em campo para o público. É muito especial".

 

O fotógrafo conta também que gosta de ver o que a câmera consegue captar, mas que a olho nu não é possível: "Inicialmente, a motivação era poder 'enxergar' através da câmera objetos (galáxias, nebulosas) e cores do Universo que meus olhos não poderiam ver. Existe uma limitação biológica dos nossos olhos, e a câmera tem uma capacidade de aglutinar fótons muito maior que nossos olhos".

 

"É mágico, olhar para um local no céu e depois admirar o que a câmera consegue 'enxergar'"- Carlos Fairbairn.

 

Fonte: g1 brasil