Plantão
Curiosidade

Secretário de agricultura de São Francisco do Guaporé visita plantio de Pitaia: A fruta da moda!

Publicado dia 13/11/2018 às 18h45min | Atualizado dia 13/11/2018 às 18h53min
Fruta exótica, gostosa e muito atraente, as qualidades da pitaia (ou pitaya) são gigantescas para saúde e, por isso, se tornou uma nova moda das dietas.

Fruta exótica, gostosa e muito atraente, as qualidades da pitaia (ou pitaya) são gigantescas para saúde e, por isso, se tornou uma nova moda das dietas. Com sua cor forte e sabor adocicado, o alimento é uma fonte inesgotável de nutrientes para o nosso organismo, ajudando a torná-lo mais saudável e nutrido. Conheça os benefícios da pitaia e descubra as melhores formas para consumi-la em um plano alimentar equilibrado.

 

Originada da América Central e América do Sul, a pitaia pertence a família Cactaceae. Também conhecida como "Fruta do Dragão", por ser um fruto rústico e atrativo, ela possui algumas variações em sua aparência, podendo aparecer com a casca vermelha e polpa branca, casca e polpa vermelha e casca amarela com espinhos e polpa branca. Segundo a nutricionista Sheila Basso, a pitaia atrai a curiosidade das pessoas pelo seu aspecto peculiar, porém, além da sua apresentação, ela também é uma boa fonte de substâncias benéficas e importantes que proporcionam o bem-estar do nosso organismo.

O vice-prefeito e secretario de agricultura Jaime do mercado Juntamente com os vereadores Gelasio Cardoso  e Alan do porto, estiveram visitando um plantio de pitáia (Pitaya) em um sitio que fica localizado na linha 29, área rural do município, de Propriedade do produtor Doriel, que conta com 500 mudas da planta em duas propriedade, esta fruta além de ser benéfica para saúde é também uma fonte de renda, pois seu valor por kilo pode chegar a R$ 100,00, em breve estará fornecendo mudas e  frutos desta nova modalidade de cultura que, trazida por Doriel, irá agregar valor  dentro da grande diversidade na agricultura familiar.

Jaime por sua vez colocou-se a disposição para ajudar o produtor dentro do possível para que ele mantenha o foco na produção destes frutos, sabemos que dentro do estado de Rondônia já somos destaque na produção de inhame, apesar do preço este ano ter deixado a desejar, temos trabalhado para cada dia melhorar o atendimento dos nossos produtores em breve estaremos aprimorando  ainda mais estes atendimento para que nossa produção cresça mais finaliza Jaime do mercado sempre empolgado com o setor agrícola.

Fonte: Loderval Romano DRT-1590/RO