Plantão
Educação

Secretaria de Saúde de São Francisco do Guaporé realiza 4ª Conferência Municipal de Saúde

Publicado dia 25/04/2019 às 10h14min
A secretaria municipal de Saúde, Vera Lucia, agradeceu todos os presentes, em especial, ao deputado Lebrão pelo apoio que vem dando aos municípios na área da Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde de São Francisco do Guaporé realizou neste mês de abril de 2019  à “IV Conferência Municipal de Saúde”, com o tema “Democracia e Saúde - Saúde como direito e Consolidação e Financiamento do SUS. Esse evento foi bastante apreciado e participativo, onde estiveram presentes além da população, centenas de profissionais da saúde. As palestras e debates foram bastante interessantes, onde as pessoas ali presentes puderam ouvir dentre muitas questões, a necessidade de humanizar mais, mudar a forma de assistir as pessoas, como também, entender que democracia e saúde é um assunto baseado nos direitos e acesso a um atendimento de qualidade.

O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal, onde estiveram presentes, o deputado estadual Lebrão (MDB), prefeita Gislaine Lebrinha (MDB), presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Eunice Pereira Ferreira Santos, secretaria Municipal de Saúde, Vera Lucia Quadros, presidente da Câmara, Geferson (PTB), vice-presidente da Câmara, Milton de Jesus (PDT), Drª Arlete Baldez, vereadores, Tião Machado (PTB), Gelasio (PSB), secretário Regional, Cleiton de Souza Xavier, referência do programa Mais Médico no Estado de Rondônia, Elsom Gomes Dourado, gestor do Fundo Municipal Saúde, Sr. Luiz Ricardo de Mattos, representante do Hospital Regional de São Francisco do Guaporé, Srª Ana Paula, representante da Secretaria de Educação, Sr. Marcio, coordenador do Ministério da Saúde no Estado de Rondônia, Sr. Irgo Mendonça, conselheiros municipais de Saúde, trabalhadores de Saúde e usuários.

A secretaria municipal de Saúde, Vera Lucia, agradeceu todos os presentes, em especial, ao deputado Lebrão pelo apoio que vem dando aos municípios na área da Saúde. Também a Drª Arlete Baldez por ser uma defensora do SUS, enfermeiro Eduardo pelo trabalho que vem realizando a frente da coordenação de Atenção Básica. Apresentou apoiadora do Cosems-RO, Célia Martins, falou da sua ausência no município pois participa do CES (Conselho Estadual de Saúde), onde foi eleita presidente do COSEMS, viagens que trazem benefícios ao município. Agradeceu aos servidores que compõem o quadro da secretaria municipal de Saúde, e a prefeita Gislaine pelo apoio e pela paciência que tem dado, pois está viajando muito, finalizando, agradeceu a presença de todos na conferência.

A Srª Ana Paula representando a diretora do Hospital Regional de São Francisco, a Srª Maria José, cumprimentou todos os presentes, agradecendo ao enfermeiro Eduardo pela sua participação no Plano Plurianual do Estado (PPA) e ao Deputado Lebrão pelo esforço que fez junto ao secretário estadual de Saúde para adquirir uma ambulância a unidade de saúde, e pela parceria e apoio da secretaria da Saúde e da Educação, respectivamente, com seus representantes, Marluci Gabriel e Sr. Marcio.

A prefeita agradeceu a presença de todos que formaram a mesa, elogiou o trabalho realizado pela secretária de Saúde, Vera Lucia e equipe. Em especial, agradeceu ao deputado estadual Lebrão pelo apoio que vem dando ao município de São Francisco do Guaporé, como em toda a região. Agradeceu a presença dos vereadores e enfatizou que todos contribuem para o bom andamento dos trabalhos no município.

Lebrinha citou que esteve viajando em busca de recursos, informou sobre a chegada dos médicos do programa Mais Médicos, enfatizando que a cobertura da atenção básica será retomada em 100% com o retorno dos profissionais, e relatou que esteve em Brasília (DF), na marcha dos prefeitos, onde cobrou do Ministério da Saúde, o reajuste da tabela de procedimento do SUS (sistema Único de Saúde), pois a tabela, há anos não sofre reajuste e assim, prejudica todos os municípios. Por fim, a prefeita agradeceu a todos pela presença na conferência. 

O deputado Estadual Lebrão em seu pronunciamento cumprimentou a todos e enfatizou a importância da realização das conferências, pois as políticas de saúde pública nasceram nas conferências, com levantamento das demandas através dos debates em grupo. Citou que  o município de São Francisco do Guaporé é referencia em atendimento e gestão em saúde na atenção básica, agradeceu a todos os presentes. 

Em especial, cumprimentou a prefeita Lebrinha, elogiando o trabalho executado pela mesma no município de São Francisco e enalteceu a equipe que compõe a administração municipal, relatando que vem lutando há vários anos pela saúde no Estado de Rondônia, e que será implantado no município de São Francisco do Guaporé, um aparelho para a realização de mamografia.

Matéria: Assessoria

Fotos Agnielde B. Adorno

 
Fonte: Assessoria