Plantão
Políciais

PRF apreende caminhão com quase 60 metros cúbicos de madeira irregular

Publicado dia 25/10/2018 às 23h58min
Veículo semirreboque transportava 59,1702 metros cúbicos de madeira serrada, mas informações dos documentos apresentadas pelo motorista eram diferentes.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na quarta-feira (24) um caminhão semirreboque com quase 60 metros cúbicos de madeira irregular no Km 519, da BR-364, em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Segundo a PRF, o motorista do veículo, de 40 anos, contou informações diferentes das que existiam no documento de transporte da carga.

Conforme a PRF, o Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) realizava abordagens de rotina no Posto de Fiscalização e solicitou que o motorista do caminhão semirreboque parasse para que o veículo fosse fiscalizado.

Durante a abordagem, os policiais constataram que o caminhão estava carregado com 59,1702 metros cúbicos de madeira serrada em tábuas da essência Jequitibá Rosa.

Ao solicitar o Documento de Origem Florestal (DOF) e a nota fiscal da carga, a PRF verificou que a carga havia sido carregada em Candeias do Jamari (RO) para ser levada até Porto Velho, e depois transportada até Ariquemes.

Porém, o motorista do veículo informou que tinha carregado o veículo em Candeias do Jamari e que não tinha ido a Porto Velho.

Outra divergência encontrada estava na quantidade de madeira transportada. O documento da carga informava a quantidade de 48,9120 metros cúbicos. Mas na medição realizada durante a fiscalização, os policiais constataram que o veículo estava transportando 59,1702 metros cúbicos de madeira.

Diante da divergência entre as informações, a PRF constatou o crime ambiental de transporte irregular de madeira.

O motorista foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) para comparecer ao Juizado Especial Criminal de Ariquemes quando for solicitado. O caminhão e a carga de madeira ficaram retidos no pátio do posto de fiscalização da PRF.

Fonte: G1/RO